A Casa do Concelho de Ponte de Lima é uma associação regionalista sem fins lucrativos, com sede em Lisboa, fundada em 2 de Fevereiro de 1987, tendo como objectivos principais, a promoção cultural dos valores limianos e a solidariedade entre os naturais do concelho de Ponte de Lima, seja qual for a região do País onde se encontrem.
Em 1995, foi declarada instituição de utilidade pública, por despacho do Primeiro-ministro, publicado no Diário da República, II Série, n.º 128, de 2 de Junho de 1995.
Ao longo destes 30 anos, a CCPL tem vindo a desenvolver uma intensa actividade cultural, sendo considerada uma das mais activas casas regionais sedeadas em Lisboa.
No âmbito da divulgação da cultura do Alto Minho em Lisboa, destacam-se, entre muitas outras iniciativas, a criação do Rancho Folclórico e do Grupo de Cavaquinhos, com actuações por todo o País, a realização de conferências e edição de livros, a recreação, em Lisboa, de costumes e tradições da nossa Região, nomeadamente, do Compasso Pascal, da Queima do Judas, das romarias e desfolhadas minhotas, dos cantares ao desafio, dos festejos do São Martinho, etc.
Um pouco da nossa história....

Em 2007, ao completar 20 anos de existência, a CCPL passou a editar a “Limiana – Revista de Informação, Cultura e Turismo”, projecto editorial inédito no âmbito do associativismo regionalista que, para além de órgão informativo da Casa do Concelho de Ponte de Lima, pretende constitui-se também como órgão de divulgação da cultura e de promoção do turismo especialmente direccionado para as regiões do Minho e de Lisboa.