top of page
O Grupo de Cavaquinhos


A origem do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Concelho de Ponte de Lima remonta a finais de 1994, quando um grupo de jovens desta associação regionalista, guiados pelo Mestre José Campos, amante das cordas e da música popular portuguesa, se propôs dar alma, em Lisboa, com entusiasmo contagiante, a este genuíno instrumento das rusgas minhotas.
Esse entusiasmo e a dedicação com que o Mestre e os jovens encararam o desafio permitiram que, ao fim de apenas seis meses, o Grupo, constituído por cerca de 30 elementos, se apresentasse em palco perante alguns milhares de pessoas, na tradicional Romaria Limiana realizada no Monsanto, em Lisboa, em 9 de Julho de 1995.
O sucesso foi tão grande que as actuações começaram a surgir em vários pontos do país,com o grupo a ganhar cada vez mais força e notoriedade.
Em 2003, o Grupo de Cavaquinhos da CCPL passou a ser dirigido por Carlos Gonçalves, um dos seus elementos, que deu continuidade ao excelente trabalho de José Campos,conseguindo levar o Grupo em frente, com novas músicas e arranjos. A evolução foi notóriae o Grupo de Cavaquinhos ganhou novo alento.
Em 2006, perante a impossibilidade de Carlos Gonçalves dar continuidade ao seu trabalho, por motivos pessoais e profissionais, o Grupo de Cavaquinhos voltou a encontrar no seu seio a solução para a liderança, tendo passado a ser dirigido por Fátima Gonçalves e Tiago Rodrigues, dois dos elementos mais antigos do Grupo.
Este novo projecto transformou-se no actual Grupo de Cavaquinhos da CCPL, integrando cerca de 35 elementos, cheios de vontade de ir em frente, cheios de ideias e com muitos projectos para o futuro, onde se incluiu gravação do trabalho "Entre 4 cordas", realizado em 2009 (Ver mais aqui).
Faixa nº1 do album "Entre 4 cordas"
Para além das actuações nos eventos promovidos pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, entre os quais se salientam a Romaria Limiana, o Almoço Limiano e os espectáculos de aniversário da Associação organizados no Fórum Lisboa, o Grupo de Cavaquinhos continua a ser solicitado para actuações em muitos pontos de Portugal, sempre brindado com entusiásticos aplausos que animam os seus elementos a perseverar e a acreditar que vale a pena.
Os nossos ensaios decorrem aos Sábados às 22h! Quer pertencer a esta fantástica família? Apareça! Será bem recebido no grupo!
O Nosso Malhão - Grupo de Cavaquinhos CCPL
00:00 / 00:00
bottom of page